A gamificação no RH é uma estratégia fundamental para motivar os colaboradores e melhorar os resultados de uma empresa. Na prática, ela utiliza elementos dos jogos para envolver, motivar e engajar as pessoas para desenvolverem determinadas ações.

O uso dessa estratégia contribui para deixar o ambiente profissional mais estimulante e prazeroso, além de trazer resultados interessantes em vários aspectos do desenvolvimento dos colaboradores. Portanto, é interessante pensar em maneiras de diversificar as atividades no cotidiano empresarial.

Neste artigo, vamos entender como a gamificação funciona e de que maneira ela pode ser aplicada no RH. Além disso, mostraremos algumas vantagens da utilização dessa estratégia. Acompanhe a leitura!

Como a gamificação funciona?

A gamificação utiliza o sentimento de competitividade humana para motivar e engajar os participantes. Ela contribui para ampliar o sentimento de realização e aumenta o interesse de desenvolvimento dos colaboradores.

De acordo com o progresso, o envolvimento com o processo também aumenta, o que possibilita o cumprimento dos desafios e o crescimento profissional.

Ela não significa simplesmente o estabelecimento de um jogo, mas engloba a utilização de elementos que fazem parte desse universo, como:

  • metas: são as razões que os jogadores têm para cumprir as etapas;
  • regras: são as normas estabelecidas que direcionam como o jogo pode ser jogado ou não, proporcionando mais competitividade;
  • feedback: serve para informar como está o desempenho do jogador;
  • participação voluntária: é a aceitação das metas, regras e do modelo de feedback por parte de um jogador ou vários, possibilitando a participação espontânea dos jogadores envolvidos;
  • recompensa: é a razão da motivação dos jogadores.

Como aplicar a gamificação no RH?

Agora que entendemos o que é a gamificação e de que maneira ela funciona, vamos ver o que precisa ser feito para aplicar essa estratégia no RH. Confira!

Crie uma política de participação clara

Seja qual for o modelo de utilização escolhido, é importante criar uma política de participação clara, explicando quais são os critérios e como os participantes devem atuar. Informe com transparência quais serão os benefícios e recompensas de fazer parte desse processo.

Defina objetivos

Para que a estratégia funcione, é fundamental definir um objetivo. Após identificar algo que precisa ser aperfeiçoado na empresa, pense em qual será o público do projeto, lembrando que ele pode ser para todos os colaboradores ou para um setor específico, por exemplo. Desse modo, aumenta-se a possibilidade de estabelecer um projeto mais eficiente.

Estimule a competição saudável

Uma forma de aumentar a produtividade da equipe é estimular a competição saudável entre os colaboradores. Com os elementos dessa estratégia, é possível que os profissionais compreendam a importância de determinadas atitudes e trabalhem para melhorar seus processos.

Dê feedback sobre os resultados

Para que os esforços empregados nessa área sejam aproveitados, é importante compartilhar os resultados. O RH terá o controle absoluto sobre o desempenho dos funcionários durante o projeto, o que será ótimo para manter tudo registrado de maneira organizada.

Portanto, os colaboradores precisam acompanhar o desempenho deles e dos colegas para detectar que atitudes devem ter para melhorar e alcançar as recompensas do projeto.

Analise o desempenho dos profissionais

Se a empresa investe em um projeto de gamificação para qualquer objetivo, ela vai querer saber se está funcionando ou não. Então, é vital analisar os resultados com certa periodicidade.

Dessa maneira, é possível ver como as atividades contribuem para o desenvolvimento dos profissionais e qual delas atrai mais os colaboradores. Com isso, você pode encontrar novas tarefas e substituir aquelas que não estão trazendo o retorno esperado.

Quais são os benefícios da gamificação?

Essas são algumas formas de aplicar a gamificação no RH, o que traz inúmeros benefícios para a empresa. Vamos conhecer as principais vantagens!

Maior engajamento e motivação

Um dos grandes benefícios está no aumento do engajamento dos colaboradores. Como os jogos são atividades atraentes e descontraídas, a estratégia aproveita essa qualidade para estimular os profissionais a cumprirem as tarefas e melhorarem os resultados.

Ela serve como um incentivo constante aos funcionários, melhorando a relação deles com a empresa. Profissionais motivados proporcionam um ambiente de trabalho mais saudável, além de entregarem resultados melhores para a companhia.

Ampliação de resultados

Com profissionais mais motivados e engajados, a tendência é uma ampliação de resultados, o que é fundamental para a organização. A vontade de se destacar na competição e conseguir os prêmios, junto à melhora em capacitação técnica com os treinamentos, proporciona o aumento da produtividade. Quando a maioria da equipe está motivada e aplica as boas práticas de sua área, consequentemente produzirá com maior qualidade e agilidade.

Reconhecimento e retenção de talentos

Avaliar o desempenho dos colaboradores nas atividades de gamificação é uma forma de reconhecer os talentos da empresa. Alguns profissionais alcançam destaque nas tarefas propostas, sendo mais fácil detectar qualidades que não eram percebidas em outros momentos.

Além disso, os próprios profissionais percebem que a estratégia contribui para o desenvolvimento individual, ou seja, é boa para a carreira. Eles também observam que a empresa valoriza colaboradores ao oferecer recompensas pelo desempenho nas atividades, o que contribui para aumentar a retenção de talentos.

Treinamento de forma contínua

Os desafios propostos durante o processo também servem como uma ferramenta de treinamento contínuo. Os profissionais precisam tomar decisões para resolver as dificuldades, obtendo um aprendizado em cada uma das etapas.

Os treinamentos que utilizam a lógica dos jogos podem ser mais eficientes do que realizar um curso no modelo tradicional, pois estimulam o acesso às informações de forma lúdica, além de oferecerem a possibilidade de integrar equipes sem precisar reunir o pessoal no mesmo local.

Neste artigo, vimos como a gamificação no RH pode contribuir para melhorar os processos de uma empresa e desenvolver os profissionais. Os benefícios são variados, sendo que a grande vantagem é o aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, o que resulta em um desempenho individual e coletivo melhor. Portanto, investir nesse modelo é fundamental para aumentar a produtividade da empresa e elevar o clima organizacional.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, compartilhe nosso artigo nas redes sociais e contribua para que outras pessoas conheçam os benefícios da gamificação no RH!