Se a organização utilizar tecnologias para suportar o aprendizado do colaborador, certamente, ela favorecerá aspectos como: melhores práticas, rápido engajamento e troca de informações
Transformar o ambiente de trabalho em um ambiente de trabalho digital, é uma estratégia de negócio que visa aumentar o engajamento do colaborador e sua agilidade nas respostas necessárias aos resultados organizacionais.
O ambiente de trabalho digital propicia inegável adição de valor ao negócio. Porém para ter sucesso, deve necessariamente ter colaboradores da Era Digital, caso contrário, fica fadado ao fracasso.
Deve-se encorajar a destreza digital dos colaboradores por três razões:
- Muitas funções atualmente requerem o uso substancial de tecnologia;
- Grande parte das organizações estão migrando seus processos para modelos digitais (sistemas de informação e interação);
- Capacidade de explorar rapidamente a tecnologia vai ser fonte significativa para a vantagem competitiva.
Se a organização utilizar tecnologias para suportar o aprendizado do colaborador, lembrando que cerca de 80-90% do conhecimento vem do aprendizado informal (fazendo o trabalho e com colegas de trabalho), certamente colaborará para o rápido engajamento, troca de informações, lições aprendidas e melhores práticas.
A medida certa da aplicação tecnológica com soluções que hoje são utilizadas pelas pessoas em seu dia a dia (ferramentas social-colaborativas, apps de cursos e vídeos, entre outras) propiciará:
- Melhoria do Balanço Trabalho/Vida Social;
- Novas formas de reconhecer a contribuição dos colaboradores (Gamification/Ferramenta Social Colaborativa);
- Promoção do aprendizado contínuo e digital;
- Melhoria dos resultados e performance.
Além de ter a base fundamental (colaboradores da Era Digital), para o sucesso da estratégia, as organizações devem ter um Planejamento de Aprendizado e Capacitação vinculado com o Plano de Negócios Corporativo. As áreas de RH, Treinamento, Planejamento e o Alto Corpo Diretivo também devem estar alinhados.
Isso tudo gerará um novo patamar de Avaliação de Resultados e Performance, que poderá migrar para uma Cultura de Direcionamento por Dados (Data Driven Culture).
A MicroPower possui uma Ferramenta de Colaboração Social (Open Mind) e app para Gestão de Cursos Online, o MicroPower Performa Mobile. Consulte-nos sobre essas e outras novidades.
Michel Musulin, diretor de operações e qualidade da MicroPower