A Inteligência Artificial é uma grande área da ciência da computação que engloba diferentes tecnologias voltadas para a otimização de processos, como o Machine Learning, a PLN (Processamento de Linguagem Natural) e várias outras. Esses recursos agregam inúmeras possibilidades às empresas, da automação de sistemas à tomada de decisões complexas.
O campo existe oficialmente desde 1956, embora esforços anteriores já tivessem sido registrados. Porém apenas nas últimas décadas a I.A. foi além dos trabalhos acadêmicos e passou a ser inserida nos mais diversos recursos e serviços da sociedade.
Hoje, organizações de vários tamanhos e setores estão descobrindo as inúmeras vantagens que as chamadas plataformas inteligentes são capazes de oferecer.
Muito além das indústrias e das mídias digitais, ambientes nos quais esse tipo de inovação é frequentemente relacionada, a Inteligência Artificial está literalmente por toda a parte, inclusive na gestão e no treinamento de profissionais.
Neste artigo, discutimos exatamente isso, as funcionalidades e benefícios que essa inovação já oferece para colaboradores, gestores e empresas em geral. Confira!
Como a Inteligência Artificial é aplicada no aprendizado de colaboradores?
O ensino a distância, ou EAD, já é bastante difundido. Especialmente após as políticas de isolamento social motivadas pela pandemia de COVID-19, a maioria das pessoas passou a desfrutar de plataformas digitais para ter acesso a conhecimento e serviços em geral.
Entretanto, ainda que esses ambientes virtuais sejam muito úteis, eles só são capazes de transformar o aprendizado, de fato, quando são equipados com recursos de Inteligência Artificial. Com eles, as plataformas deixam de ser apenas um meio de acesso a conteúdos e passam a contribuir efetivamente para a experiência e a produtividade do usuário.
Veja algumas funcionalidades que essa tecnologia pode agregar ao treinamento de colaboradores.
Recomendação de conteúdos
Tal como as grandes redes sociais do momento, as plataformas de treinamento inteligentes utilizam algoritmos capazes de analisar o comportamento de cada colaborador dentro do sistema e direcionar conteúdos de acordo com as suas necessidades e seus interesses.
Moderação automática
Imagens, textos ou vídeos que apresentam algum material impróprio ou não permitido pela política da empresa podem ser identificados automaticamente. Dessa forma, a postagem de conteúdos ganha fluidez e a moderação torna-se muito mais prática, pois os gestores deverão avaliar somente os materiais barrados pela plataforma.
Busca inteligente
Equivalente à função “autocompletar” do Google, os sistemas de treinamento também exibem os resultados mais prováveis para facilitar e refinar as pesquisas. O interessante é que pequenas dúvidas, como nomes de equipamentos, processos ou especialistas, já são resolvidas sem nem sequer precisar acessar os resultados completos.
Fóruns inteligentes
As melhores plataformas permitem que os usuários façam perguntas para outras pessoas em fóruns ou repositórios de informações. Com a ajuda da I.A. porém, é possível mapear gradualmente aqueles que mais dominam cada assunto com base em respostas e avaliações para direcionar automaticamente as notificações para os mais aptos a responderem cada questão postada.
Soluções de engajamento
Para estimular a participação e o comprometimento, as plataformas de treinamento também oferecem recursos de gamificação, como sistemas de pontuação, premiações digitais e rankings. Além disso, os próprios colaboradores podem publicar materiais a fim de auxiliar e incentivar seus colegas.
Como essas inovações beneficiam a gestão de pessoas?
A Inteligência Artificial também contribui para a gestão de pessoas em vários aspectos. Relatórios intuitivos baseados no comportamento dos usuários, por exemplo, permitem que os gestores sejam capazes de acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, identificar carências ou problemas nos treinamentos e adotar soluções muito mais precisas.
As plataformas também permitem a criação de enquetes e quizzes, ferramentas úteis não só para testar o conhecimento dos profissionais, mas também para avaliar a opinião e a percepção dos profissionais em relação a propostas e decisões tomadas pela empresa.
A maior vantagem disso tudo, porém, é a possibilidade de se comunicar, colher feedbacks e desenvolver os colaboradores de qualquer lugar. Alinhar as diferentes equipes de uma empresa, sobretudo quando elas se encontram em localidades diferentes, é um grande desafio da gestão de pessoas que pode ser contornado com a ajuda de ambientes virtuais integrados.
Por que tantas empresas estão investindo em I.A?
Como você sabe, os desafios da gestão de pessoas na atualidade são enormes. De um lado, os gestores de RH têm líderes exigentes cobrando produtividade em um cenário socioeconômico incerto. Do outro, há a dificuldade de encontrar profissionais de alto desempenho, bem como mantê-los motivados e atualizados diante do fluxo intenso de transformações da sociedade.
Especialistas defendem que a “meia-vida” das habilidades já é de apenas cinco anos. Isso significa que boa parte do que aprendemos hoje torna-se obsoleto ou significativamente menos relevantes nesse tempo.
Some isso às altas taxas de rotatividade e mudanças abruptas em rotinas e processos (como a necessária adoção do home office durante a pandemia), bem como às recentes exigências do mercado que extrapolam e muito o conteúdo ofertado nas universidades. O treinamento contínuo de colaboradores tornou-se ainda mais crítico para as empresas.
A questão é que atender todas essas demandas por meios tradicionais, como dinâmicas e cursos presenciais, está se tornando uma tarefa impossível. É ai que entram as plataformas LXP, ambientes nos quais o conhecimento é transmitido de forma integrada, direto e efetivo.
Sistemas de treinamento digitais, como o MicroPower Genie, não só permitem que o colaborador tire dúvidas e aprenda em qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone), como também tornam a experiência de ensino muito mais intuitiva, estimulante e colaborativa.
A ideia é criar uma verdadeira central de conhecimento personalizada e disponível 24 horas por dia na qual gestores e colaboradores podem evoluir de maneira coerente. A Inteligência Artificial, por sua vez, analisa o comportamento e a interação dos usuários para aprimorar diversas funcionalidades da plataforma e tornar o ambiente de aprendizado cada vez mais produtivo.
O mais surpreendente, porém, é que essas e várias outras inovações já estão disponíveis e podem começar a transformar a sua empresa agora mesmo. Acesse o nosso site e conheça as soluções de gestão de pessoas da MicroPower!