Você sabia que todas as pessoas têm um limite de capacidade durante a aprendizagem? Isso se chama carga cognitiva.
De acordo com John Sweller, um dos principais estudiosos sobre o assunto, é preciso o compartilhamento de informação estar alinhado ao processo de cognição. Ela, por sua vez, usa os sentidos para codificar a mensagem.
No entanto, quando o estímulo é excessivo, gera uma sobrecarga que prejudica o aprendizado. Segundo estudos realizados em 1956, por George Miller, o nosso sistema cognitivo consegue processar apenas de 5 a 9 informações de maneira simultânea.
Para potencializar o aprendizado nas organizações, é necessário acertar na produção de conteúdo, investir na aprendizagem ativa e, ainda, contar com a tecnologia a seu favor. Veja, agora, como uma plataforma LXP pode ajudar nisso. Aproveite a leitura!
Afinal, o que prejudica a carga cognitiva?
Você já viu que prejudica a carga cognitiva é a sobrecarga. No entanto, de onde ela vem? Ela pode vir tanto no ambiente, por parte de aspectos pessoais do aluno ou pela troca de informação. Assim, oferecer diferentes formatos pode auxiliar para a promoção de conhecimento. Por meio deles, os alunos são impactados por conteúdos relevantes no formato de pílulas, compartilhados muitas vezes pelos próprios colaboradores.
Vale ressaltar que é essencial cruzar essa boa prática com outras, como a aprendizagem ativa. Isso é interessante porque potencializa os resultados do método. De acordo com a Pirâmide de Glasser, aprendemos mais por meio da prática e ensinando. Assim, trazer a prática para o dia a dia é primordial para a gestão estratégica de pessoas do seu negócio.
Agora, veja a seguir exemplos de conteúdos de microlearning:
- vídeos
- Infográficos
- Queezes
- Animações
- Treinamentos OnePage
Como a LXP pode ajudar nesse processo?
LXP é a sigla para Learning Experience Platform, ou Plataforma de Experiência de Aprendizagem. Ela é uma plataforma para a promoção de conhecimento na organização. Uma das suas qualidades é a versatilidade, o que facilita o desenvolvimento de novas habilidades nos seus colaboradores.
Assim, a plataforma LXP promove uma experiência diferenciada e baseada nos conceito de carga cognitiva e aprendizagem ativa. A seguir, veja como ela pode ajudar na prática.
Identificação das informações mais relevantes
A plataforma LXP usa a inteligência artificial para criar uma experiência personalizada de aprendizagem para os seus colaboradores. Assim, ela busca as informações mais relevantes e seleciona os conteúdos aderentes aos objetivos do talento e do negócio.
Aprendizagem com conteúdos simples e objetivos
Um dos aspectos decisivos para a aprendizagem é como a carga cognitiva é explorada. Assim, a plataforma LXP traz conteúdo sintéticos, usando gatilhos mentais, como informações simples e direta, para facilitar a absorção do conteúdo.
Uso de estratégias e ferramentas como a gamificação
A gamificação é uma das estratégias mais eficazes no processo de aprendizado. Ela reduz o peso na carga cognitiva, porque estimula o conhecimento de maneira lúdica e por meio da aprendizagem ativa. Assim, o colaborador aprende mais colocando em prática a informação compartilhada.
Então, você percebeu que a tecnologia pode ser a principal aliada para favorecer a carga cognitiva dos seus colaboradores? Um sistema LXP pode ser a solução que a Educação Corporativa do seu negócio precisa para melhorar a gestão estratégica de pessoas e potencializar seus resultados.
Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco e veja como a nossa plataforma de treinamento pode ajudar o seu negócio.