Imagine uma empresa com diferentes divisões: há treinamentos comuns a todos os colaboradores, mas existem também conteúdos direcionados para cada funcionário, de acordo com seu campo de atuação e atividades realizadas
Fortalecer a estrutura da educação continuada envolve uma série de estratégias: envolvimento de todos os participantes e stakeholders, desenvolvimento de alianças, investimento no time de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e em soluções tecnológicas, levantamento de necessidades da empresa e dos colaboradores, seleção de conteúdos e formas de comunicação, entre outras.
Todos esses elementos devem ser condizentes com a cultura da empresa, com sua identidade. Por isso, investir em unificar o discurso e a linguagem é de extrema importância. Por outro lado, é preciso pensar cada vez mais nas necessidades de cada área do negócio e, ainda, de cada funcionário, ou seja, construir uma estratégia de capacitação que esteja ligada ao seu histórico, às suas atividades, gaps e interesses.
Imagine uma companhia com diferentes divisões, especializada nos setores de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, roupas e acessórios. Há treinamentos comuns a todos os seus colaboradores, como normas de segurança, código de ética e conduta etc. Mas há também conteúdos direcionados para cada funcionário, de acordo com seu campo de atuação e atividades realizadas.
Idealmente, cada treinamento deveria oferecer uma experiência única. Mas como todos temos diferentes formas de aprender, fica difícil criar algo único para cada um dos mais de 50, 100 ou 1000 funcionários. E é aí que o Learning Management System ou LMS (principal ferramenta de gerenciamento do aprendizado online) chega para facilitar a vida dos profissionais de treinamento e para deixar tudo personalizado.
Por meio de um LMS bem-desenvolvido, é possível disponibilizar conteúdos por áreas e até por colaboradores; fazer a atualização dos materiais de aprendizado e a criação de novos formatos de conteúdo de maneira simplificada; além de administrar programas de aprendizado online, presenciais e/ou combinados (blended), acompanhar objetivos quantitativos e qualitativos e fazer a administração de talentos com base em competências e potenciais para que as pessoas sejam alocadas, atualmente e futuramente, nas posições mais adequadas da organização visando o desempenho individual e coletivo.
Por não existir uma definição padrão para os componentes de um LMS, as oportunidades são muitas: é possível contar com recursos de interação como fóruns de discussão, métodos de avaliação, lembretes de módulos a serem concluídos, entre outros elementos.
Se você busca uma plataforma de gerenciamento avançada e segura, além de soluções educacionais criativas e efetivas para fortalecer seus talentos e garantir a alta performance organizacional, não deixe de conferir as soluções oferecidas pela MicroPower.
Nosso sistema MicroPower Performa (desenvolvido com base na experiência acumulada pela equipe de desenvolvimento e consultoria da MicroPower ao longo de centenas de implementações de projetos, no Brasil e no exterior, envolvendo sistemas para a gestão de processos de desempenho e aprendizagem) apresenta um conceito inovador, que permite a utilização de múltiplos portais e múltiplos domínios. Essa característica possibilita a segmentação do ambiente por critérios variáveis de acordo com as necessidades e os objetivos de cada cliente.
Com a versão mobile, que acaba de ser lançada pela MicroPower, o Performa passa a ser uma ferramenta completa, que possibilita aos colaboradores acessarem cursos EAD, materiais publicados na biblioteca de sua organização e informações referentes a treinamentos presenciais por meio de tablets ou smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS.
Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas.
Referências: Portal eLearning Industry