Para alcançar um alto engajamento e desempenho, a aprendizagem deve ser aplicável no fluxo de trabalho dos colaboradores, e o microlearning pode ser a solução
Que os treinamentos são essenciais para o desenvolvimento de Pessoas dentro de uma organização, todo mundo sabe. Mas, e se você pudesse oferecer treinamentos que tivessem maior engajamento e menos custo? Esse formato já existe: é o Microlearning (ou microaprendizado).
Os treinamentos baseados no Microlearning se encaixam como uma abordagem altamente eficaz para envolver os alunos e permitir que as organizações aprimorem o desempenho dos funcionários.
Afinal, já sabemos que treinamentos demorados e com conteúdos complexos não atraem a atenção dos alunos. Estamos cientes das muitas teorias atuais e metodologias em torno de treinamentos, mas cada vez mais ouvimos a importância da aprendizagem informal. Aprender em tempo real significa fornecer as informações certas exatamente quando o usuário precisa, na maioria das vezes fora da sala de aula.
Cenário atual
De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn com, aproximadamente, 4.000 profissionais, a principal razão pela qual os funcionários dizem que não estão envolvidos no aprendizado no local de trabalho é porque não têm tempo. Executivos e gerentes de pessoas concordam que conseguir que os funcionários reservem tempo para o aprendizado é o desafio número 01 para o desenvolvimento de talentos.
Por isso a necessidade de oferecer conteúdos rápidos, engajadores e que possam ser acessados a qualquer momento e em diferentes formatos para apoiar a construção de conhecimento rapidamente.
Este conceito permite a aprendizagem com pequenas pílulas de conhecimento num ambiente corporativo, adaptado ao setor específico e no fluxo de trabalho do colaborador.
Os usuários podem obter conteúdo de aprendizagem no meio do processo de trabalho, adequando-se ao seu contexto e ao problema em questão. Mais tarde, se um usuário for confrontado com o mesmo problema novamente, o conteúdo pode ser facilmente obtido e consumido novamente, até que tenha sido aprendido corretamente.
Quais são as principais características do Microlearning que o tornam tão relevante?
Flexibilidade: oferece aos alunos a escolha do treinamento no dispositivo de sua escolha. Isso combina com os estilos de vida e estilos de aprendizagem dos alunos modernos.
Disponível no fluxo de trabalho do aluno: está disponível para os alunos dentro de seu fluxo de trabalho para que possa ser acessado com precisão no momento de sua necessidade.
Pode ser personalizado: permite personalizar a jornada de aprendizagem para os alunos. Com base em função ou preferências, eles podem obter o treinamento desejado.
Fornece uma ampla variedade de formatos para os alunos: em um determinado caminho de aprendizagem, você pode oferecer formatos variados, cada um otimizado para oferecer a experiência de aprendizagem certa.
Pode ser atualizado rapidamente: esse formato permite que as atualizações sejam rápidas, precisas e feitas, até mesmo, pelos próprios colaboradores, contando com uma curadoria prévia, ou não.
Aprendizado colaborativo: excelente forma de engajar e envolver os colaboradores para que compartilhem experiências de aprendizado e até para serem parte de comunidades de prática.
Quer saber mais? Entre em contato com a MicroPower e conheça todas as nossas soluções.
Preparado para impulsionar a performance de sua equipe?