treinar a equipe de vendas é fundamental para os resultados de sua empresa

Se você quer melhorar os resultados de seu negócio, uma das primeiras coisas que se tem a fazer é oferecer treinamento constante para sua equipe, principalmente quando o setor envolvido é tão importante para o alcance do sucesso da empresa quanto a área de vendas. Afinal, eles são a espinha dorsal e parte viva do negócio que tem interação constante com os clientes.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), as vendas do varejo ampliado devem crescer 5,87% em termos reais no primeiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na comparação com o quarto trimestre de 2019, a expectativa é de crescimento real de 1,01%. Para o ano, a projeção é de crescimento de 5,23%.

Por tanto, é hora de se organizar para conseguir emplacar nas vendas. O profissional do varejo precisa estar preparado para: garantir a excelência no atendimento, não desanimar diante de metas e ter a percepção apurada para saber enxergar oportunidades.

Como treinar sua equipe de vendas

Alguns profissionais já chegam ao mercado com as competências necessárias, porém, é preciso treinamento e aplicação constante das técnicas nas atividades do dia a dia para conseguir de fato aprimorá-las.

Se você, instrutor, está com dificuldades para treinar sua equipe de vendas ou não consegue reuni-los no mesmo espaço por conta de barreiras geográficas ou até por orçamento restrito, que tal aproveitar as facilidades do e-Learning?

Essa modalidade de treinamento pode ajudá-lo a distribuir o conhecimento ao seu time de maneira muito mais simples, além de bastante criativa e inovadora.

Com base em tais necessidades, os gestores e instrutores de treinamento do varejo precisam dar atenção especial à oferta de diferentes soluções de aprendizagem para os times de vendas.

De olho nas oportunidades

Com o aumento e a facilidade das compras online, a maior vantagem das lojas físicas é a excelente experiência do Cliente. E, no entanto, muitos acreditam que têm mais conhecimento do que os próprios vendedores.

Seja isso verdade ou não, aparentemente há espaço para melhorias nas experiências dos clientes nas lojas. É preciso um colaborador rude ou sem vontade de atender, para perder um cliente para sempre.

Felizmente, o oposto também é verdadeiro. Os Clientes apreciam a contribuição de um colaborador experiente e gostam de se envolver com eles. Treinar as equipes do varejo é um bom começo nessa direção.

Os desafios no treinamento e desenvolvimento de varejo são difíceis de superar, mas não são imbatíveis.

Neste post, você encontrará dicas práticas para superar esses desafios:

Como treinar uma força de trabalho sem lugar fixo?

Os colaboradores do PDV, em sua maioria, estão sempre em movimento e não possuem mesas ou lugares fixos. Ou seja, o espaço de trabalho deles é o de vendas e isso significa que não há maneira fácil para os trabalhadores de varejo incorporarem o treinamento em sua rotina.

Oferecer treinamento formal a uma força de trabalho sem um lugar fixo é um problema. Afinal, você precisa manter os colaboradores do varejo informados sobre atualizações importantes de produtos, campanhas sazonais, ou alterações sobre políticas na loja.

Se a maioria deles nem sequer tem um e-mail da empresa, como você pode comunicar notícias importantes? Com um app de aprendizado móvel, você pode oferecer treinamento na palma das mão, contribuindo para o aumento da performance e do desenvolvimento humano.

Pense nisso como um treinamento online projetado especificamente para uma força de trabalho móvel. Quando você precisar fazer uma atualização urgente, crie o material da forma que melhor atenda às suas necessidades. E são vários os objetos educacionais que atendem as demandas desse público.

Obviamente, o treinamento deve, em primeiro lugar, se encaixar na agenda de seus funcionários de varejo. O acesso fácil a treinamentos, como um Rapid Learning, por exemplo, os motivará a seguir adiante e continuar melhorando seu desempenho. Os formatos educacionais mais longos são mais adequados para os funcionários de escritório, que podem dedicar tempo ao treinamento.

Como você pode trabalhar com várias habilidades no varejo?

Embora algumas pessoas achem que seja simples trabalhar no varejo, são necessárias várias habilidades para fornecer um excelente serviço ao cliente.

Conhecer os produtos e o mercado é essencial. Mas o conhecimento do produto sem habilidades de persuasão ou empatia não conclui uma venda.

A chave para atender os clientes com profissionalismo? Desenvolvendo fortes habilidades sociais. Portanto, outro desafio de treinar os funcionários do varejo é que você tem muitas fronteiras para cobrir.

Usando uma plataforma de aprendizado móvel, você pode criar conteúdo adequado para qualquer habilidade ou conhecimento que deseja aprimorar.

Para treinamento em conhecimento de produtos, por exemplo, crie infográficos com breves descrições. Para testar o conhecimento dos funcionários posteriormente, desenvolva um teste rápido de múltipla escolha.

Um cliente entra e descreve o que precisa sem ter uma solução específica em mente. Qual produto o funcionário selecionará? Para treinamento de habilidades pessoais, utilize vídeos. Apresente exemplos de respostas aceitáveis e inaceitáveis às reclamações.

Você também pode criar cenários para que os funcionários do varejo possam praticar situações cotidianas. Ensine-os a ler a linguagem corporal de um cliente para mudar o rumo de uma conversa e conquistá-lo.

No momento da necessidade

A maioria das pessoas compra online e, também, em lojas físicas. Uma grande vantagem das compras online é que os clientes podem encontrar informações detalhadas do produto instantaneamente.

Eles também podem comparar produtos e obter sugestões personalizadas com base no que compraram ou navegaram anteriormente. De alguma forma, os clientes esperam que o mesmo aconteça quando fazem compras em uma loja física.

Eles querem que os funcionários do varejo antecipem suas necessidades e ofereçam a melhor solução, de preferência a um preço que possam pagar.

Mas a mente humana, por todo o seu potencial, não pode memorizar toneladas de recursos e criar automaticamente listas de comparação. Em algum momento, seus funcionários do PDV precisarão de recursos para ajudá-los.

Esse recurso pode ser em forma de um aplicativo de aprendizado móvel, onde todas as informações importantes são mantidas. O acesso instantâneo e sob demanda ao conhecimento é talvez o maior desafio de treinamento de varejo que o aprendizado móvel pode ajudá-lo a superar.

Os clientes não se importarão em esperar um momento para receber uma recomendação do produto que facilitará suas vidas. Pelo contrário, eles apreciam o fato de sua equipe de varejo ter acesso à tecnologia para realizar seus trabalhos com mais eficiência. E se deixarem sua loja feliz, é mais provável que voltem.

Treinamento em campanhas sazonais de maneira rápida e eficaz

Datas sazonais são importantes no setor de varejo, o que exige, muitas vezes, colaboradores temporários. Mas, mesmo se eles ingressaram na sua equipe temporariamente, ainda precisam conhecer seus produtos, além de políticas e procedimentos. Só que eles precisam aprender tudo rápido.

A necessidade de treinamento frequente e urgente vem aumentar os desafios de treinamento. Felizmente, o aprendizado móvel não é apenas uma questão de conveniência. É também sobre eficiência e aprendizado em alta velocidade.

Eles foram solicitados a ajudar no registro, mas não memorizaram sua política de devolução? Não tem problema, porque está tudo em um infográfico.

A implantação do seu treinamento de varejo online significa que seu programa estará disponível para os próximos novos colaboradores, sejam eles temporários ou não.

Este benefício é definitivamente um item a considerar. O setor de varejo tem altas taxas de rotatividade e sempre há novos funcionários que precisam de integração.

Tem interesse em saber mais sobre capacitação da força de vendas usando uma plataforma de treinamento e desenvolvimento e gestão de desempenho? Entre em contato com nossos especialistas.