A Gamificação promove mudanças de comportamento e atende a diversas necessidades de aprendizado
Os games trabalham de forma criativa e descontraída os conceitos e as situações do dia a dia dos colaboradores. É uma forma diferenciada de entrar em contato com tarefas burocráticas ou totalmente novas e desafiadoras, desenvolvendo competências e podendo testar o que funciona ou não em um ambiente seguro.
A mecânica da Gamificação (Gamification, em inglês) envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da instituição e com os níveis de conhecimento e atividades desempenhadas pelos colaboradores, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, acompanhados de prêmios e recompensas aos funcionários que alcançam os objetivos. Isso tudo torna o e-Learning mais dinâmico e também ajuda a criar um efetivo sistema retenção do conhecimento.
Se sua empresa ainda não considera a Gamificação como uma modalidade de aprendizado e desenvolvimento de talentos, confira alguns dos benefícios (bem convincentes) que selecionamos para que ela entre de vez no jogo!
1 – Melhor experiência de aprendizado
Os jogos são criativos, diferentes, contam com uma linguagem nova e lúdica. Eles permitem que o colaborador aprenda de maneira divertida, sem esforço. Quando há envolvimento e interesse, o conhecimento é registrado e retido mais naturalmente e com efetividade.
2 – Melhor ambiente de aprendizado
O ambiente dos games foge dos modelos tradicionais de aprendizado. A Gamificação também ajuda o participante a se sentir seguro para testar e trabalhar com os conceitos sem medo de consequências ou falhas, pois inclui o erro como parte do processo de aprendizagem; diferentemente da aprendizagem sistematizada, na qual o erro normalmente não é bem tolerado. Sem receio, soluções inovadoras brotam com muito mais facilidade.
3 – Retorno imediato
A Gamificação proporciona feedback imediato. Com os games, o colaborador tem a exata ideia dos conhecimentos que já possui e do que deve agregar – aquilo que deve ser melhorado tanto em seu perfil comportamental, quanto no técnico.
4 – Atendem a diversas necessidades
Os games podem ser aplicados para a maioria das necessidades de aprendizagem e treinamento, incluindo, a indução e a integração, processos de vendas de produtos, suporte ao cliente e potencialização da cultura organizacional.
5 – Promovem mudança de comportamento
A Gamificação pode promover uma forte mudança de comportamento dos colaboradores, motivando-os a desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível, a partir de experiências que agreguem real valor às suas atividades.
Engaje seus colaboradores e reinvente o negócio através da Gamificação. Para saber mais novidades sobre o assunto, conheça o Estúdio de Conteúdos da MicroPower. Veja também: Sua empresa vai entrar no jogo?.
Referência: Portal e-Learning Industry