Comparar dados, detalhar a evolução de um processo, explicar conteúdo técnico: confira as diferentes aplicações do infográfico
O infográfico é a produção de uma identidade visual personalizada, composta por desenhos, esquemas, gráficos, imagens e ícones que sintetizam uma informação em uma representação visual estática, animada e/ou interativa, tornando a compreensão do assunto mais clara, direta e atraente à audiência, facilitando a leitura com a apresentação de uma visão global.
Modelo de infográfico criado pelos profissionais do Estúdio de Conteúdos da MicroPower para apresentar as soluções educacionais e tecnológicas oferecidas pela empresa
Conforme explicam Andrea Filatro e Sabrina Cairo, especialistas em Educação e autoras do livro Produção de conteúdos educacionais (editora Saraiva), o objetivo de um infográfico é “examinar a informação e identifica padrões e relações que, de outro modo, provavelmente ficariam ocultos”, detalham na obra.
Há diferentes aplicações para esse tipo de solução educacional, que passou a ser disseminada a partir da década de 1980, nos periódicos norte-americanos. Confira abaixo quando utilizá-los (ou não).
Quando usar infográficos…
- Quando você precisa contar uma história cronológica: uma biografia de uma pessoa, o crescimento de um negócio ou a evolução de um processo ou produto.
- Ao comparar dados: dois ou mais processos, ideias, itens ou pessoas.
- Ao conectar conceitos e mostrar relações entre eventos, categorias, ideias e tempo.
- Para explicar e detalhar informações técnicas e procedimentos, que podem ser facilmente exemplificados por símbolos, ícones e formas.
Quando não usar…
- Para explicar tudo e qualquer coisa. Cuidado com exageros ou você pode deixar a solução “batida” e, assim, reduzir o nível de engajamento de seus colaboradores. Evite infográficos para tratar de uma narrativa simples.
- Se a sua ideia pode ser comunicada usando formas simples e gráficos, evitar o infográfico.
- Só porque você acha que seria diferente contar com um infográfico. A solução é realmente a queridinha dos colaboradores, mas não pode ser usada aleatoriamente. Se sua informação for básica ou simples, se não precisa cruzar dados, montar uma linha do tempo ou comprar/cruzar muitos dados, opte por outro tipo de recurso visual.
Deseja saber mais informações sobre as soluções oferecidas pela MicroPower? Acesse o link ou entre em contato com nossos especialistas!
Referências: SHIFT eLearning Blog e Produção de conteúdos educacionais, de Andrea Filatro e Sabrina Cairo