Manter o desenvolvimento em uma organização requer investimento em inovações não só tecnológicas, mas também conceituais e comportamentais
Para atingir os melhores resultados nos negócios, é preciso estar atento ao que os clientes buscam e desejam como inovação, ao que os concorrentes estão fazendo, à melhoria de processos e equipamentos, ao desenvolvimento dos colaboradores, entre tantos outros fatores.
No campo do Treinamento e Desenvolvimento de pessoas é necessário o mesmo investimento em ações e tecnologias. “Mover-se além do pensamento dominante e das percepções do e-Learning provavelmente demandará que você reinvente o modo como o trata e o pratica. Você deve refletir a necessidade por velocidade e eficiências maiores, e a emergência do novo pensamento sobre o aprendizado e o desempenho”, descreve Marc Rosemberg em seu livro Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional.
Para o profissional, “chegar lá” ou manter o progresso de uma organização envolve a aderência a quatro princípios fundamentais. Confira quais são eles!
- Preste atenção aos sinais de alerta. Não seja complacente. Procure ao seu redor sinais indicadores de que suas iniciativas estão em apuros ou rumando para eles. Não ignore suas deficiências.
- Reinvente o que você faz. Se você tiver programas existentes que não estão cumprindo seus objetivos, repare-os. Analise e recrie seus processos e defina as altas prioridades, especialmente, nas áreas de identificação de problemas, avaliação de resultados e suporte à qualidade. A reinvenção nem sempre consiste em descartar as coisas que existem; preferentemente, ela é sobre melhorar o que você está fazendo e prosseguir a partir desse ponto.
- Redefina seu mundo. Expanda os parâmetros do que o aprendizado pode ser. Novas tecnologias e novos requisitos estão mudando o cenário do e-Learning e o papel do treinamento.
- Coloque-se na posição de realizar grandes feitos. Lute por um lugar na mesa – a mesa de liderança nos negócios. Significa inserir-se no ambiente de trabalho e tornar-se um parceiro valioso na solução de problemas reais de negócios com os menores prejuízos possíveis ao trabalho.
Referência: Além do e-Learning, abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho organizacional, de Marc J. Rosenberg.